AIKIDO para mulheres

Venha fazer uma aula experimental,você será muito bem vinda.

Aikido é fortalecer o corpo,polir o espírito e a mente.

Principal

Reportagens sobre o dia Internacional da Mulher falando sobre o Aikido é a mulher.

           A luta é outra no SESC Pompéia. No tatame, uma mistura de energia, habilidade, concentração e mulheres que se tornam gigantes! O Aikidô é uma técnica que não depende de força, e é muito usada para defesa pessoal.Um curso, de graça, reuniu praticantes e gente que nunca havia pisado num tatame. Todas as instrutoras são mulheres e algumas dizem que já usaram a técnica em situações de risco, como assaltos. Mas os mestres do Aikido ressaltam: a verdadeira habilidade é saber avaliar quando a melhor opção é não reagir. "A defesa pessoal é você olhar e falar assim: 'nessa eu não entro", diz uma instrutora.

Reportagens sobre o dia Internacional da Mulher falando sobre o Aikido é a mulher.

Mulher no Aikido - Sexo frágil?

           Esse jargão de sexo frágil esta completamente equivocado, as mulheres de hoje e agora estão em pé de igualdade com nós homens, que nos apegamos aos pré-conceitos de antigamente onde se dizia mulher boa é aquela de forno e fogão, mulher na cozinha de noite e de dia.     
           Precisamos nos conscientizar e respeitar o espaço adquirido por elas no dia a dia. Com pouca proeminência nas artes marciais, devido aos velhos dogmas que existiam guerreiros e não guerreiras. As mulheres hoje também conquistam seu espaço dentro da mesma, onde o Brasil revela sempre para o mundo grandes competidoras, nas modalidades olímpicas.O Aikido como é uma arte marcial não competitiva, possuem hoje no nosso país uma grande quantidade de mulheres praticando-a, principalmente no Sul do país onde a arte é mais difundida. O Aikido é uma arte nobre e pouco conhecida, tem como benefícios principais o autoconhecimento e o combate aos nossos inimigos internos, o Aikido hoje não é só usado no tatame, mas fora dele principalmente, é a onde nós passamos a maior parte das nossas vidas, então há uma necessidade eminente de praticarmos fora do campo de treinamento, como dizia o fundador do Aikido, temos de praticá-lo todos os dias, todas as horas. As mulheres com certeaza encontrarão no Aikido um subsidio muito importante que é a sua sensibilidade, graciosidade e praticidade é uma coisa natural das mulheres, nós homens temos que trabalhar muito esse lado, pois nós somos uma pedra bruta por natureza e não por opção. Alvo de agressão e violência sexual, as mulheres encontram no Aikidô uma arte de defesa pessoal sem igual. PRATIQUEM E CERTIFIQUEM-SE DOS RESULTADOS FINAIS.

           O Aikido é uma Arte Marcial de defesa pessoal , no qual se difere das demais por não existir o espírito de combate ou competição.

           Ao estudar esta Arte aprendemos a não utilizar a força muscular, mas sim desenvolver e utilizar nossa força interna, nossa força vital o  KI () .  

           Por este motivo no Japão, Canadá e Europa o Aikido é muito popular entre as mulheres, por suas técnicas não utilizarem a força física para sua eficácia.  
           O Aikido utiliza técnicas de redirecionamento da força de um ataque, proporcionando assim uma poderosa forma de auto defesa sem o uso da força.            Devido a sua reputação de ser um estilo forte, interessado na eficácia e praticidade de suas técnicas, o Aikido é o único estilo de Arte Marcial ensinado a força policial feminina de Tokyo, assim como a um grupo de elite da policia.

           Aikido é originalmente um método eficaz de controlar e minimizar o comportamento agressivo, não importando o quão poderoso seja nosso agressor,mulheres se beneficiam do estudo de técnicas defensivas poderosas, focadas em um ambiente amigável onde a camaradagem e o respeito são enfatizados.

           Mulheres são seres mais perceptivos por natureza. Ao praticarem Aikido as mulheres aprendem que tamanho não é documento, portanto uma pessoa menor e com menos força física pode se defender e subjugar alguém maior. Os movimentos circulares favorecem o uso do quadril, portanto isto se constitui uma vantagem para o gênero feminino. Mulheres praticantes de Aikido em geral desenvolvem atitudes que combinam elegância e energia. São fortes sem serem masculinizadas. A auto-confiança e a auto-estima logo aumentam mostrando seus frutos!

           Talvez o Aikido seja uma das poucas artes marciais onde a igualdade entre homens e mulheres realmente exista na prática, pois as características do Aikido e suas técnicas não exigem força, muito pelo contrário necessitam sim é de sensibilidade, percepção, sutileza, tempo, inteligência e cordenação motora. Além de paciência e dedicação no seu aprendizado; Todas estas e outras são características natas da mulher, por isso o Aikido ser tão indicado à mulher.                   
           O Aikido provê segurança, capacidade de defesa, determinação e segurança sem “masculinizar” a mulher, pelo contrário lhe confere equilíbrio e elegância, desenvolve a postura, coordenação motora e economia de movimentos tornando-a mais organizada e hábil em suas tarefas; A capacidade de concentração, paciência e relaxamento que se adquiri através da pratica do Aikido auxiliam em vários aspectos do dia-a-dia seja no trabalho, estudo, vida doméstica e social.As técnicas, movimentos e exercícios respiratórios modelam o corpo e auxiliam na regulação de vários sistemas corporais, tais como: cardiovascular, respiratório, ósseo,etc.Auxilia também na diminuição do estresse e ansiedade.     

             No mundo de hoje, infelizmente é quase obrigatório à mulher saber se defender, e nada melhor que uma arte que ofereça inúmeras formas eficientes e eficazes de se defender sem que para isso sejam necessários treinos “militares”, que violentem sua índole e personalidade ou educação, tornando-a ou incentivando a agressividade. O Aikido produz uma segurança pacifica e tranqüilizadora, que nasce de uma certeza inteligente sem colocar o praticante em risco desnecessariamente.Entre os Samurai e na história do Japão a mulher ao contrário do que se pensa sempre teve um papel importante; dentro dos Clãns as mulheres também eram treinadas desde a infância, principalmente as que pertenciam a nobreza, normalmente a partir dos 6 anos de idade.

           Pois quando os homens deixavam os castelos e vilas para irem à guerra, a segurança dos mesmos recaía nas mãos das mulheres.            Algumas armas ficaram famosas e persistem até nossos dias entre estas armas destaca-se a NAGINATA, por seu tamanho e elegância de movimentos permitia a mulher se defender de varias armas inclusive de atacantes montados em cavalos, muitas armas curtas eram usadas por mulheres as vezes até seu desenvolvimento é creditado á elas tal como a SAI, além de muitas armas ocultas sob as vestes ou disfarçadas como utensílios comuns.

Entrevista com a Sensei Penny Bernarth

Seminário com Senseis Mulheres 2006

Simulação

Programa Mulher D+ - PB

Seminário  Micheline Tissier

Fotos mostrando que a mulher aprende a se defender ha muito tempo.

Defesa Pessoal Feminina 1920/30

Defesa Pessoal Feminina Ju-Jitsu

Defesa Pessoal Feminina 1931

Defesa Pessoal Feminina Ju jitsu 2


Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem:


Entre em contato:

Recomendo este site : women in Aikido