A Arte do Bonsai.

Venha fazer uma aula experimental,será muito bem vindo....

Principal

A Origem do Nome.

                 O objetivo principal dos chineses quando começaram a cultivar o bonsai era poder contemplar a natureza de perto através da árvore miniaturizada plantada em pedras ou em bandejas. Daí vem o significado da palavra bonsai:

             BON = bandeja ou bacia SAI = cultivo. Ou seja, "cultivado em uma bandeja".

             Este nome pelo qual a arte do bonsai é mais conhecida atualmente, é uma palavra japonesa porém na China, ainda hoje, a linha chinesa de bonsai, que sempre segue padrões estéticos diferentes dos modelos japoneses, é chamada por outro nome: "Penjing "(panorama em bacia). Pois na China, diz-se mais naturalmente panorama ou paisagem (jing) e não cultivo ("sai", pronúncia japonesa do ideograma "Zai".- cultivo).

As Origens do Bonsai.

             O Bonsai teve sua origem na China, acredita-se antes do século VIII , quando já era grande o interesse dos chineses por pedras decorativas e por manter em vasos árvores naturalmente miniaturizadas, que eram em sua grande influência da cultura chinesa, com uma forte expansão do Budismo. Foi portanto, nesse período, conhecido no Japão como período HEIAN, que o gosto por árvores em miniatura envasadas foi assimilado e começou a ser difundido naquele país.

             Nos vários séculos que se seguiam, o cultivo de árvores envasadas consistia somente em coletar espécies miniaturizados na natureza e mantê-los em potes. Esses exemplares tinham grande valor e eram possuídos somente pelos nobres. A difusão do Zen, a partir do século XIII , viria a difundir mais ainda o gosto pelas árvores-miniatura envasadas, sendo que três séculos mais tarde se iniciaria a prática de trabalhar a forma e aspectos das árvores e, também, a miniaturização de um exemplar não miniaturizado.

             A arte do bonsai começava realmente existir e foi no período da Renascença no Japão, que o Bonsai adquiriu definitivamente as suas características atuais.

           São as formas que o bonsai pode ter e por isso todas existem na natureza. Dos cinco primeiros estilos básicos de bonsai, derivam os demais.

Os Estilos de Bonsai.

                 Este estilo baseia-se nas árvores gigantes que crescem isoladamente. Deve Ter um único trono reto e rígido, e uma distribuição de galhos perfeita, diminuindo a medida que o tronco se afasta do solo , formando um triângulo . Os galhos podem ser horizontais ou dirigidos para baixo, mas nos dois casos devem se harmonizar com a árvore.
           Um tronco ereto, vertical, é basicamente o estilo CHOKKAN. Os galhos devem ser arranjados alternadamente um de cada lado com o terceiro sempre para a parte posterior da árvore. Os galhos irão diminuindo de tamanho a medida que ficam mais altos. É aceita uma pequena inclinação. Árvores mais velhas poderão ter os galhos rebaixados, enfatizando a idade da árvore que mostra sentir o peso dos anos que passaram. Para iniciar na Arte Bonsai todos deveriam começar com este estilo e, quando tiverem muitos anos praticando voltar a ele.

Chokkan (Ereto Formal).

           O bonsai neste estilo tem um único tronco com certa sinuosidade ou inclinação. Esse estilo assume uma forma correspondente á maioria das arvores nas praças , parques, ruas e na própria natureza.
           O bonsai Moyogi pode ter galhos exageradamente tortuosos , ou com pouco tortuosidade. O mais importante é que a árvore possua uma aspecto geral de informalidade.
           Esta é uma variação do estilo acima mas com a vantagem de ser muito mais fácil de desenvolver. A estrutura dos galhos deve seguir as mesmas condições comentadas acima mas o tronco fará algumas curvas. Os galhos devem sair da parte externa das curvas. O visual ficará mais harmônico se o ápice fizer uma pequena inclinação para frente, assim como uma reverência ao observador.

Moyogi (Ereto Informal).

Shakan (Inclinado).

           O bonsai shakan tem o tronco inclinado e sempre reto, independente de ser grosso ou fino. A diferença entre este estilo Fukinagashi (varrido pelo vento) é o fato de os galhos crescerem nos dois lados da árvore.
           Shakan, é uma outra variação do estilo CHOKKAN, com a diferença de que não é vertical e o tronco poderá ter algumas curvaturas ou seja, não é necessário ser reto. É importante observar que as raízes devem ter mais força no lado contrário da queda da árvore. Isto mostrará que a árvore se adequou para sustentar-se. O nebari, que é o ponto de encontro do tronco com o solo, é bastante significativo neste caso. Observe a figura ao lado. Este estilo ocorre com frequência na natureza.

Kengai (Cascata).

           No estilo Kengai a maior parte da árvore cresce para baixo, atingindo um nível inferior ao da borda do vaso. A diferença entre este estilo e o estilo Han-Kengai (semi cascata) é que no bonsai Kengai a parte da árvore em queda realmente cai enquanto que no estilo Han-Kengai ocorre uma insinuação de queda, uma queda parcial. Para este estilo são utilizados vasos mais profundos que os comumente utilizados para os outros estilos de bonsai.

           Este estilo é baseado na situação que ocorre na natureza com as árvores que nascem nas encostas dos penhascos.

           O Kengai, tem as mesmas características do Han-Kengai.

           O estilo cascata é muito popular na China. Entretanto as cascatas japonesas tem a aparência mais suave comparada com as dramáticas cascatas chinesas.

           A regra que não pode ser quebrada, neste estilo, é a de que o ponto mais baixo da árvore tem que estar abaixo da base do vaso.

Han-Kengai (Semi-Cascata).

           Este estilo, Han-Kengai, é facilmente encontrado em precipícios montanhosos ou precipícios a beira-mar.            Simboliza árvores que se agarram a uma face de precipício onde elas são castigadas pela neve e vento.

           O estilo cascata é muito popular na China. 

           A regra que não ser quebrada é a de que o ponto mais baixo da árvore deve estar abaixo da borda do vaso mas, acima do fundo do vaso.

Veja uma situação natural

Veja uma situação natural

Na cascata tradicional, o ápice invertido deve estar diretamente abaixo do centro do tronco. Veja figura ao lado.

Fukinagashi (Varrido pelo Vento).

           Este estilo, Han-Kengai, é facilmente encontrado em precipícios montanhosos ou precipícios a beira-mar.            Simboliza árvores que se agarram a uma face de precipício onde elas são castigadas pela neve e vento.

           O estilo cascata é muito popular na China. 

           A regra que não ser quebrada é a de que o ponto mais baixo da árvore deve estar abaixo da borda do vaso mas, acima do fundo do vaso.

Veja uma situação natural

Ao lado, na imagem, percebe-se o movimento do vento, contínuo. Estas condições são observadas facilmente no alto das montanhas ou nas regiões litorâneas.

Bunjingi ( Minimalista ).

           O estilo Bunjingi é a presença de um minimalismo no cultivo do bonsai, provavelmente por influência do Zen. O bonsai bunjingi não tem aspecto de profundidade e possui uma razoável tortuosidade, passando na maioria das vezes uma idéia de simplicidade e leveza.  
           Este estilo objetiva representar a antiga caligrafia chinesa. Parece ser o único estilo que não tem uma representação na Natureza. O ponto central deste estilo está no tronco e em suas curvas. Os galhos estão limitados a parte final da árvore, delicados e sugestivos. O aspecto saudável das folhagens mostrará uma árvore bem cuidada. A palavra "Literati, é derivada da elite intelectual da antiga aristocracia chinesa. A criação deste estilo permite a liberdade de expressão do artista mas, é indicada apenas para os bonsaístas que já adquiriram o domínio de todos os outros estilos.

SOKAN - Tronco duplo

           No estilo Sokan as raízes (o nebari) são as mesmas para os dois troncos diferentemente do que acontece no Estilo SOJU, onde as raízes de cada árvore são independentes.

           É um dos lindos estilos observados pela comparação que pode ser feita de dois parceiros trabalhando juntos. Um casal,  a mãe e o filho. Dentro do estilo Sokan, as árvores poderão ter as características dos outros estilos como Moyogi, Shakan, etc. 
           Neste estilo existe um tronco que domina, é maior e mais grosso, enquanto o segundo tronco nasce no primeiro terço da parte inferior do tronco principal. Este estilo muitas vezes também é denominado de "mãe e filho".

SEKIJOJU - Raiz abraçada a rocha.

           Este estilo é verificado em beira de rios e locais onde as rochas vão sendo desgastadas e deixando as raízes expostas que vão se desenvolvendo sobre as mesmas. As raízes são aparentes como no neagari, mas nesse caso abraçam firmemente uma pedra ou pedaço de rocha antes de penetrar no solo.É importante neste estilo que as raízes estejam bastante firmes na rocha e de forma natural. A árvore por si pode ter qualquer estilo, embora fique menos agradável o Estilo Vassoura (Hokidashi) e o Ereto formal (Chokkan).

HOKIDACHI - Vassoura

           Todos os galhos se iniciam a partir de um tronco vertical sendo subdivididos até seus pontos extremos.                 Considerado um dos estilos mais belos é também um dos mais delicados no arranjo da fina rede de pequenos galhos que se mostram no período do Inverno. Para este estilo as árvores decíduas (Caducas) são as mais adequadas por terem, naturalmente, estas características.

Veja em uma situação natural

           Este estilo pode conter a partir de 3 árvores. É importante observar que um bosque ou floresta com mais de 7 árvores dará mais veracidade ao estilo. A observação do número ímpar favorece a harmonia do conjunto. Para quantidades acima de 21 esta característica (Ímpar) torna-se desnecessária. É importante a colocação das árvores de maneira que se evidencie a profundidade e perspectiva. Olhando-se de frente não se deve deixar que um tronco se interponha a outro.

YOSE UE - Floresta

"qualquer arte marcial pressupõe a existência de uma severa disciplina na sua execução e aprendizagem; uma arte oriental não se pode conceber sem etiqueta. Diz-se que a arte marcial japonesa começa e termina pela delicadeza e respeito mútuo, indispensáveis à elevação da personalidade."