植芝盛平 —  Morihei Ueshiba
18 anos.

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Foto de Sokaku Takeda

             Em 1883, nasceu em Tanabe,  Japão, o Fundador do AIKIDO, Morihei Ueshiba, cuja excepcional aptidão e paixão pelas artes marciais levou-o a praticar e tornar-se mestre em várias delas: Yagyu ryu Jiu jitsu, Shinkagueryu Kenjutsu, Daitoryu Aikijujutsu,entre outras.Além disso, dedicou-se aos estudos de uma religião original e tradicional do Japão.Consagrado como “Homem Invencível” dedicou-se a aprofundar sua espiritualidade,atingindo o Satori (Iluminação).
             A partir da visão de que a origem do Budo (Caminho do Guerreiro) é a manutenção do espírito de amor universal, compreendeu que as artes marciais não deveriam ser um instrumento para conduzir o mundo à destruição pelas armas, mas sim um caminho para realizar o pleno potencial divino contido no homem. Esta notável visão foi o início do AIKIDO.Tecnicamente assemelha-se a diversos estilos de JIUJUTSU,de bastão (JOJUTSU) e de espada (KENJUTSU). Mesmo o princípio de não se chocar com a energia dos oponentes e nem se deixar envolver por seus movimentos, envolvendo-os no fluxo de sua energia, já eram conhecidos e praticados pelas diversas artes marciais existentes.
             O “Ki”, em que as técnicas são executadas e treinadas concentrando-se na idéia de captação da energia universal pela auto-purificação e na não destruição do adversário.Em todo treinamento de AIKIDO os praticantes são incentivados à autoconsciência, a colocarem-se em harmonia com o parceiro,com a natureza e com a vontade de Deus. Inicialmente, o AIKIDO era ensinado somente a pessoas de alto nível moral e intelectual, a quem era imposta a condição de já serem praticantes em nível de 5º Dan (grau de faixa preta) de alguma outra arte marcial, vindo a ser divulgado em outros países somente após a Segunda Guerra Mundial.

             "O coração do AIKIDO é: Verdadeira vitória é vitória sobre si, dia de instantânea vitória! "Verdadeira vitória" significa infinita coragem; "Vitória sobre si" simboliza incansáveis esforços; e "Dia de instantânea vitória" representa o glorioso momento do triunfo no aqui e no agora. AIKIDO é livre de formas rígidas, responde a qualquer contingência, deste modo assegura-nos a verdadeira vitória; ele é invencível pois não luta com ninguém. Realize: Verdadeira vitória é vitória sobre si, dia de instantânea vitória, e você estará hábil a integrar os fatores interno e externo da prática, limpe seu caminho de obstáculos e purifique seus sentidos. 

     A Vida de Morihei Ueshiba

             Morihei Ueshiba nasceu no dia 14 de dezembro de 1883 em Tanabe, província de Wakayama.
             Ele foi o quarto e mais velho filho de Yoroku Ueshiba, um próspero fazendeiro, que possuía dois hectares de terra nativa.
             Seu pai era um membro muito respeitado da comunidade local, servindo como conselheiro do vilarejo por vinte anos, enquanto sua mãe, Yuki Itokawa, vinha de uma família de proprietários de terra de descendência nobre.
             Por volta dos sete anos, Morihei foi enviado a Jizodera, um templo budista da seita Shingon próximo de sua cidade, para estudar os clássicos de Confúcio e as escritas budistas.
             Cativado pelas narrativas miraculosas contadas sobre o santo budista Kôbo Daishi, ele começou a sonhar repetidamente com o que ouvia, o que causou certa apreensão a seu pai.

             Logo após seu retorno a Tanabe, casou-se com Hatsu Itokawa, nascida em 1881, a quem conhecia desde a infância.

             Em 1903, Morihei alistou-se no 61º Regimento da Quarta divisão de Osaka, onde foi apelidado de "o Rei dos soldados" por sua habilidade com a baioneta, por seu árduo trabalho e grande honestidade. No ano seguinte ao início da guerra russo-japonesa, Morihei foi enviado à frente de batalha como cabo e, ao retornar, foi promovido ao posto de sargento, em reconhecimento à sua bravura e valentia no campo de batalha. Durante os períodos livres de sua vida militar, Morihei continuou a praticar artes marciais, ingressando no dojo de Masakatsu Nakai em Sakai, onde aprendeu Yagyu-ryu ju-jutsu na escola Goto.

             Yoroku, no entanto, o encorajou a praticar mais atividades físicas, ensinando-lhe sumo e natação.Morihei formou-se pela Escola Elementar de Tanabe, e foi admitido na recém fundada Escola Secundária do Distrito de Tanabe, aos 13 anos de idade. Entretanto, abandonou o colégio antes mesmo de se formar, indo para o instituto Yoshida Abacus. Obtendo seu diploma, conseguiu um emprego no Departamento de Impostos de Tanabe, onde uma de suas atividades incluía a avaliação de impostos prediais e territoriais. Morihei demitiu-se de seu emprego no Departamento de Impostos em 1902, após se juntar a um movimento popular contra a nova legislação pesqueira, indo a Tóquio com o objetivo de recomeçar novamente como homem de negócios. Por algum tempo, trabalhou como funcionário do distrito comercial de Nihombashi, morando no local do emprego, antes de iniciar seu próprio negócio, uma companhia de suprimentos para escritórios e escolas, a Ueshiba Trading.              O mais importante é que, durante essa primeira estada em Tóquio, Morihei começou os estudos de artes marciais, aprendendo os tradicionais ju-jutsu e kenjutsu. Mais tarde, no mesmo ano, contraiu beribéri e foi forçado a sair de Tóquio.

            

 

 

 

 

             Em 1907, Morihei foi dispensado do exército e voltou a Tanabe, onde trabalhou na fazenda da família e participou da vida política da vila, tornando-se o líder da Associação dos Jovens local.Durante esse período, seu pai propôs ao judoca Kiyoichi Takagi, então em visita a Tanabe, que fosse professor de Morihei, transformando o depósito da fazenda em dojo.
             Foi então que Morihei aprendeu o estilo
Kodokan de judô. Continuou também a freqüentar o dojo de Nakai, recebendo o certificado da escola Goto. Morihei continuou em Tanabe pelos próximos três anos, envolvendo-se em diversar atividades locais. Em 1910, ano em que sua filha mais velha, Matsuko, nasceu, Morihei interessou-se por um plano governamental para povoar a ilha de Hokkaido, situada ao norte do Japão. Decidiu então formar um grupo de colonização, requisitando voluntários da Associação dos Jovens local.Tornou-se líder do grupo Kishu, formado por cinqüenta e quatro famílias (mais de oitenta pessoas) e, em março de 1912, partiram de Tanabe em direção a Hokkaido. Chegaram em maio, estabelecendo-se em Shirataki, próximo ao vilarejo de Yobetsu, local escolhido por Morihei em uma visita anterior à ilha. Essa área, onde ainda hoje se situa o vilarejo de Shirataki, era então um terreno selvagem, o que obrigou os colonizadores a lutar muito contra as condições dificílimas de clima e solo até conseguir deixá-lo em condições para cultivo. Apesar de tudo, o grupo Kishu obteve sucesso implementando diversas atividades, como o cultivo de menta, a criação de cavalos, a produção de leite e também abertura de uma indústria madeireira. Morihei fez mais que o possível para assegurar o sucesso dessas empreitadas, e iniciou vários outros projetos, incluindo a construção de uma rua comercial em Shirataki, melhoramentos nas moradias e a fundação de uma escola primária.Foi durante esse tempo em Hokkaido que Morihei, quando se hospedava em uma pensão em Egaru, conheceu Sokaku Takeda, o então famoso mestre de Daito-ryu. Treinou intensamente com Takeda, obtendo o certificado de formatura em Daito-ryu ju-jutsu.Devido à expansão da indústria madeireira, Shirataki estava se tornando rapidamente uma cidade econômica e comercialmente próspera.

             Em sua viagem de volta, soube que o líder da nova e crescente religião Omoto-kyo, Onisaburo Deguchi, famoso por suas técnicas de meditação chinkon kishin, acalmar o espírito e retornar ao divino, residia em Ayabe até 28 de dezembro. Fez um pedido a Onisaburo para que orasse por seu pai, mas Onisaburo respondeu, "Seu pai está bem como está".

             Palavras que marcaram profundamente Morihei. Yoroku Ueshiba veio a falecer em 2 de janeiro de 1920, com a idade de 76 anos. Sua morte causou grande impacto em Morihei e, após uma fase de instabilidade emocional, decidiu mudar-se para Ayabe, em busca de uma vida mais espiritual, sob a supervisão de Onisaburo Deguchi. Conseguiu uma casa, atrás da escola primária, no local sagrado da Omoto-kyo, e nela viveu nos oito anos seguintes, até mudar-se para Tóquio, em 1928.Durante todo esse tempo, gozou da confiança absoluta de Onisaburo, tomando parte em várias práticas espirituais da seita.          Também com o apoio de Onisaburo, Morihei converteu parte de sua casa em um dojô, com dezoito tatames, e abriu a Academia Ueshiba, onde ensinou cursos introdutórios de artes marciais, na maior parte para seguidores da seita Omoto-Kyo. Infelizmente, o primeiro ano de Morihei em Ayabe foi marcado por outra tragédia pessoal, a perda de seus dois filhos por doença. Takemori faleceu em agosto, com três anos de idade, e, em setembro, seu segundo filho, Kuniharu, veio a falecer, com um ano de idade.No ano seguinte à mudança de Morihei para Ayabe, os ensinamentos fornecidos na Academia Ueshiba aumentaram gradualmente, tanto em habilidade e alcance como em espiritualidade, e os rumores de que em havia um excepcional mestre em artes marciais morando em Ayabe começaram a se espalhar.

             O número de não-seguidores da Omoto-kyo que ingressavam na Academia Ueshiba começou a crescer, e muitos marinheiros da base naval de Maizuru, que ficava nas proximidades, começaram a treinar ali.Em 11 de fevereiro de 1921, as autoridades repentinamente invadiram a sede da seita, o que ficou conhecido como o Primeiro Incidente Omoto, prendendo várias pessoas, inclusive Onisaburo. Por sorte, o incidente não afetou em nada a Academia Ueshiba.1921, foi também o ano de nascimento de Kisshomaru Ueshiba.Nos dois anos seguintes, Morihei tentou ajudar Onisaburo, que havia sido posto em liberdade condicional, a reconstruir a seita Omoto-kyo.Ele assumiu a administração de novecentos tsubo de terra em Tennodaira, na qual trabalhou enquanto continuava ensinando na Academia Ueshiba.

             Dessa maneira, foi capaz de compreender, no dia-a-dia, a existência de uma união essencial entre as artes marciais e a agricultura, algo que estava dentro do seu coração e se tornaria um tema constante em toda a sua vida. Por volta dessa época, a prática de Morihei das artes marciais começou gradualmente a adquirir um caráter mais espiritual, na medida em que se envolveu cada vez mais nos estudos do kotodama. Isso o levou pouco a pouco a se libertar das práticas convencionais do Yagyu-ryu e do Daito-ryu ju-jutsu e a desenvolver um estilo próprio usando e aplicando os princípios e técnicas em conjunto, para quebrar as barreiras entre mente, espírito e corpo. Em 1922, essa aproximação mais tarde foi chamada de "aiki-bujutsu", mais conhecida pelo público em geral como Ueshiba-ryu aiki-bujutsu.

             Mas em 23 de maio de 1927, Shirataki foi completamente destruída por um grande incêndio. Na primavera seguinte, Morihei, membro do Conselho do vilarejo, dedicou-se totalmente à reconstrução do local. Em julho do mesmo ano, o filho mais velho de Morihei, Takemori, nasceu. Em meados de novembro de 1919, Morihei ficou muito abalado ao receber a notícia de que seu pai estava gravemente doente. Deixou então Hokkaido para retornar a Tanabe, encerrando após oito anos seu período em Shirataki.

             Em 1924, Morihei embarcou numa aventura que se revelaria crucial para seu desenvolvimento espiritual. No dia 13 de fevereiro, partiu secretamente de Ayabe com Onisaburo, em direção à Manchúria e à Mongólia, em busca de um local sagrado, onde pudessem estabelecer um novo governo mundial baseado em conduta e princípios religiosos. No dia 15, chegaram a Mukden, onde se encontraram com Lu Chang K'uei, um famoso déspota da Manchúria. Juntamente com Lu, lideraram o Exército Autônomo do Noroeste, também conhecido como Exército para a Independência da Mongólia, no interior do país. Nessa época, foi dado a Morihei o nome chinês de Wang Shou Kao. Entretanto, essa expedição foi malfadada; seus integrantes foram vítimas de um complô armado por um outro déspota, chamado Chang Tso Lin, e quando chegaram a Baian Dalai, em 20 de junho, viram-se cercados pelo exército chinês, que esperava prendê-los. Morihei, Onisaburo e outros quatro foram sentenciados à morte. Afortunadamente, momentos antes da execução, um membro do consulado do Japão interveio, assegurando sua liberação e retorno seguro e imediato ao Japão.

植芝盛平
O Fundador Morihei Ueshiba

*1883—Tanabe—Japão
+ 1969—Tokio—Japão

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