Kisshomaru Ueshiba, o Doshu, terceiro filho do fundador do Aikido, nasceu em 1921. Graduou-se na Universidade de Waseda em 1946 e tornou-se mestre do Dojo da sede central do Aikido em 1948. Em 1967 foi nomeado presidente da fundação Aikikai,a principal organização de Aikido do mundo.
Sua indicação formal como sucessor do pai,
aconteceu em 1969, ano da morte de O-Sensei.
             O Doshu, apesar da idade avançada continua ministrando aulas e seminários no mundo todo e sua técnica e energia são impressionantes.
Esteve no Brasil duas vezes: em 78 e 90.
             O líder do mundo do aikido, Doshu Kisshomaru Ueshiba, faleceu 4 de janeiro de 1999, aproximadamente 5:00 PM.Ele tinha 77. Nos últimos anos, Doshu estava no hospital.Era o desejo dele para manter a enfermidade dele quieta,para não causar preocupação.Era a generosidade perpétua de Doshu para não ter as pessoas se preocupando com ele. Debaixo da pressão forte de ter o grande O Sensei como pai,perpétuo cercado pelo estudantes do pai dele, e assumindo a responsabilidade de formação de ser o novo líder do mundo do aikido, Doshu dedicou a vida inteira dele estabelecendo aikido, de forma que muitas pessoas poderiam gostar de praticar.Em outro palavra, Doshu era somente responsável para a expansão de aikido e abrindo isto até a arena pública. A vida inteira dele foi dedicada a esta realização.Agora, pelos esforços dele, nós podemos praticar o aikido, em qualquer lugar no mundo.

HOMENAGEM DOS ADMIRADORES DO DOSHU KISSHOMARU

             17 de janeiro de 1999, mais de três mil pessoas se reuniram para prestar seus os últimos cumprimentos deles/delas ao Doshu do mundo inteiro.
             As pessoas que admiravão o Aikido entraram no Aoyama Corredor Funerário em Aoyama, Tóquio, no domingo,
para assistir o enterro de Doshu Kisshomaru Ueshiba.
             Eu poderia ouvir todo um deles dizer,  Doshu, muito obrigado .
            

CERIMÔNIA DO FUNERAL DO DOSHU KISSHOMARU

             Os professores e médicos que ao redor do mundo mandam seus cumprimentos deles/delas ao Doshu,a espera durante duas a três horas em fila que se estendiam ao redor do bloco.
             Estudantes de uniforme levantava ao seu lado respectivas bandeiras das universidades deles/delas,com o topo do pau da bandeira coberto por boné como sinal de luto. Visitas da Ásia,a Europa, América Norte e América do Sul,esperavam pacientemente em fila para colocar flores pequenas, verdes enlaçadas caladamente com papel uma mesa e um arco antes do altar de Xintoísmo em cima do qual pendurou um retrato grande do Doshu.
             O dia seguinte, um ofício foi postado a Hombu Dojo que nomeia Moriteru Ueshiba, neto de O-Sensei,como o Doshu novo de Aikido mundial.
             Ao passar para o Oriente Eterno,condecorado com os galardões da vitória que lhe foram conferidos pelo excelente trabalho de difusão no mundo da Arte Marcial Transcedental, Aikido, trazida ao planeta pelo Grande Mestre
Morihei Uyeshiba,o seu filho Kisshomaru Uyeshiba - o Doshu , detentor do caminho - deixa-nos aberto o caminho da vitória na luta pela vida.

             O mestre Kisshomaru Uyeshiba seguiu rigorosamente as lições deixadas pelo Fundador que dizia:

             Não há formas nem padrões no Aikido,os movimentos naturais serão os seus movimentos, sua profundidade será
insondável e inesgotável.

             Dentro desses ensinamentos,Sensei Kisshomaru dirigiu a implantação e a difusão do Aikido no mundo.
             Todavia se distorções houveram no decorrer do tempo em que vem se desenvolvendo o Aikido pelos diversos países, a ele não competem e sim aos seus seguidores,os professores encarregados de espalhar pelo mundo a melhor forma de viver dentro da Lei da Natureza que é a Lei do Universo,refletida integralmente no Aikido.
             Quem não entende o Aikido como a Lei da Natureza ainda está preso na forma e não chegou a sua essência.
             Quem não penetrou na essência do Aikido,ainda não conseguiu se descontrair e libertar-se da razão.
             A razão é o limite.
             O limite é a forma.
             A forma é passageira e está ligada ao -ter-.
             Quem tem,tem apenas temporariamente.
             O Aikido é essência, tal como ensinado pelo Fundador e compreendido pelo seu filho,transcedendo a forma pura.
             A essência e eterna,como é o Universo.O aikido é, portanto, o caminho da vitória eterna.
             A vitória eterna que leva o homem a transformar sua individualidade em Unidade com o Universo.
             É a volta à casa do Pai. A troca do Ter pelo Ser.
             Isso é o Aikido .

Principal

Caixa de texto: 植芝 吉祥丸
O Primeiro Doshu Kisshomaru Ueshiba
*1921—Ayabe—Japão
+1999—Tokio—Japão
Aikido em Brasília,venha fazer uma aula experimental conosco em uma de nossas unidades,410 Norte,ASSEJUS,Guará & Núcleo Bandeirante...